Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Assim como o pensamento sobre as questões escolares deixou de se limitar à especulação reflexiva sobre as teorias pedagógicas para dar lugar à emergência das Ciências da Educação, também no que respeita aos professores terá de emergir uma nova geração de profissionais ligados à escola. Começaram já a emergir indícios de um novo tempo: o dos educadores-formadores.
Mas, entretanto e ainda por muito tempo, as escolas apresentarão este carácter confuso, algo anárquico e desorientado que lhes confere certo ambiente de alienação. É que, nas escolas de hoje coexistem muitas e muito diferentes maneiras de estar na profissão. Ainda subsistem alguns, felizmente já muito poucos, que se assumem como meros instrutores. Outros, embora tenham competência para serem professores, vencidos pelas dificuldades, vão-se deixando reduzir à condição de meros funcionários da educação. Há tambem os que, pretendendo assumir uma atitude de verdadeiro profissionalismo docente, se angustiam por não encontrarem nem as respostas, nem as condições para agirem de forma profissionalmente competente. Apenas uma minoria consegue ir ultrapassando as dificuldades e, qual fermento levedando a massa, vão trabalhando no sentido de desenvolverem uma acção que podemos considerar verdadeiramente educativa e formativa, tentando tornarem-se verdadeiros educadores-formadores.
Mas, como em todos os tempos de viragem:
- Os saudosos do passado lamentam o fim de um mundo que gostavam de manter;
- Os esperançosos do futuro anseiam pela emergência de novas soluções.
As crises são dramaticamente perturbadoras. Mas são também geradoras de mudanças e as mudanças são condição básica do progresso em busca de um contínuo aprefeiçoamento das nossas acções.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.