Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

Há que esclarecer a diferença entre os que. por opção ideológica são contra a "liberdade de imprensa", que está subjacente nas "meias verdades" e nos ataques contra os jornais e os jornalistas, bem claramente explicitos nos ataques de Donald Trump e dos seus acólitos, ao considerarem os jornais e os jornalistas como "INIMIGOS DO POVO" e os que, numa perspectiva absolutamente contrária,  ficam muito incomodados quando o jornalismo, por ser de má qualidade ou movido por certas intenções, deixa de ser a garantia da "LIBERDADE" e da "DEMOCRACIA", colocando-se ao serviço de apoiantes e de causas que atacam estes dois princípios básicos das "SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS". Neste caso devemos denunciar as práticas que afastam os "jornais" e os "jornalistas" daquilo que devem ser as suas linhas de orientação. 

 

Tendo consciência de que, como em tudo, há casos de comportamento exemplar, queixamo-nos muito do jornalismo produzido por parte significativa da nossa comunicação social. E, na verdade, nem é preciso argumentar ou justificar em apoio de tal situação.

Quando em vez da informação nos é impingida opinião, quando essa opinião não se baseia em factos verificados, ou comprovados, mas em boatos ou efabulações construidas para atingir certos objectivos; quando, a intenção não é a de esclarecer, mas a de convencer, então não estamos no domínio do jornalismo, mas no antro da baixa política que vive de inventar, alarmar, desestabilizar, desacreditar, divulgando sem comprovar e dando como realidade o que é simples invencionice.

Esta questão vem de muito longe. Já Eça de Queiroz, em 1867, quando dirigia a jornal, o Distrito de Évora, assumia uma posição muito crítica sobre o jornalismo do seu tempo, escrevendo que: "a ambição dos jornalistas não era escrever, mas a de serem políticos. Daí a sua principal característica: “o respeitinho pelos superiores”.



publicado por Francisco Galego às 10:57
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Agosto 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
18

19
20
22
23
24

26
27
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO