Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




RESPONDENDO ...

por Francisco Galego, em 10.11.15

Começo por dizer ao leitor (ou leitora) que discordou de algumas das ideias  do meu texto anterior, que terá sido culpa minha não ter sabido explicitar  claramente o que penso acerca do tema em questão.

Já quanto à sua afirmação de que considera injusta e pouco esclarecida a minha afirmação de que a política do anterior governo, consistiu fundamentalmente em processos de regressão, invocando como prova disso o alargamento dos exames como forma de implementar uma maior qualidade do ensino, quero esclarecer que considero que esse foi um dos mais gravosos motivos dessa regressão, baseando-me, entre outros aspectos, nos seguintes:

- Focar as questões da educação escolar nos exames, tende a transformar os professores em treinadores para garantirem bons resultados em termos de conhecimentos específicos;

- Quanto mais os exames forem introduzidos nos níveis etários mais baixos da educação escolar, mais se desviam os professores da sua função de educadores, tendendo a reduzí-los à mera função de instrutores.

Ora, como entendo que três vectores devem orientar a educação escolar - Instrução; Educação; Formação -, para que haja progressividade  desde o saber aprender a aprender, para o saber ser e para o saber agir, essa progressividade deve ser acompanhada de processos de avaliação contínua e continuada que, sem excluir os exames, acompanhem o desenvolvimento dos alunos.

A visão dos exames como o processo que avalia com rigor os conhecimentos, é muito limitativa e muito pouco adequada às verdadeiras finalidades da educação.

Aqueles que tanto propalaram os erros e deficiências daquilo que designaram como o "eduquês" - sem com isto negar que tenha havido desvios e exageros a exigirem correcção -, cairam em exageros regressivos que apetece designar como o "examinês" do qual resulta que se pretenda apenas medir o que o aluno sabe, sem tomar em consideração aquilo em que se está a tornar e aquilo que vai ser capaz de fazer e realizar como ser social.

Focar as questões da educação escolar nos exames, terá como resultado seleccionar os alunos por classes, determinando assim que terão melhores oportunidades educativas os mais dotados e os mais privilegiados em termos de recursos, condenando ao fracasso os que mais necessitam de reforços educativos que compensem as suas dificuldades de forma a evoluirem até níveis razoáveis de formação. Só assim se podem garantir condições aceitáveis de sobrevivência nas sociedades tecnologicamente evoluidas para que estamos a evoluir.

Evidentemente que nada disto pressupôe a exclusão do recurso a exames. Há situações em que eles são o instrumento mais adequado para avaliar o grau de conhecimento e de aptidões  resultantes da educação escolar. O mal está em constituí-los como instrumento único ou privilegiado dessa avaliação.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:04


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D