Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Subjacente às filosofias e às opções que determinam as práticas educativas, está quase sempre a concepção que se tem sobre o actual conceito de cultura ao qual estão intimamente ligadas as opções sobre o que deve ser a formação das novas gerações.
Segundo Kant (1724-1804), a razão humana consiste na capacidade que tem de levantar permanentemente problemas, mesmo aqules que não sabemos resolver.
Frases de Eduardo Lourenço, em apresentação comentada da obra, Cultura - Tudo o que é preciso saber, de Dietrich Schwanitz:
“A cultura não é a resposta, é a questão”.
“A cultura é o diálogo da humanidade consigo própria”.
“Não há um paradigma. Não há cultura, mas culturas”.
A cultura será, portanto, a maneira como, cada civilização, cada povo, cada época, se questionam a si próprias sobre: O que são? Para onde caminham? Que caminhos devem seguir?
Porque, nem as perguntas, nem as respostas são as mesmas, pois variam com o tempo, com as circunstâncias e com as situações.
Dietrich Schwanitz definiu a cultura como “a compreensão da nossa civilização” e como “um conhecimento que sabe avaliar-se a si mesmo”. Por isso, não se trata de saber coisas, mas de dar sentido às coisas.
Onde não houver pensamento não há cultura; há apenas coisas. Neste sentido podemos designar como contracultura, o que existe para nos distrair da verdadeira cultura.
Numa situação de contracultura, o tempo como que pára, instalando-se um presente contínuo, sem passado e sem futuro. Ou seja, deixa de haver memória de si mesmo e não existe projecto de construção do nosso próprio futuro.
Jean Jacques Rousseau colocou a cultura no centro da formação humana. A cultura é um conhecimento que se assimila, que se desenvolve e que se transmite. Por isso, a cultura pressupõe a capacidade de compreender e alargar a capacidade de agir.
Acontece que, em contradição com isto, a escola, cedendo às tendências mais conservadoras da sociedade, em vez de cuidar das novas gerações dotando-as duma capacidade expansiva de aprender, tornando-as learners (dotados da capacidade de aprender), procura que acumulem grande quantidade de saberes, para que se tornem knowers (acumuladores de saberes).
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.