Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




PARA A MINHA "HISTÓRIA DE VIDA" ...

por Francisco Galego, em 27.06.15

Tenho diante de mim um documento que acabei de descobrir.

Diz ele que minha mãe e meu pai se uniram pelos sagrados laços do matrimónio, no dia 2 de Março de 1941.

Nós nunca comemorámos esta data. Aliás, não tinhamos o hábito de comemorarmos aniversários. Isso não fazia parte dos hábitos da nossa família. Descendiamos de gente demasiado pobre para nos podermos dar ao luxo de mantermos certas tradições. As famílias pobres não tinham história, para além dos nascimentos, dos casamentos, dos baptizados e das mortes. Do passado só sabiam as estórias que tinham ido acontecendo nas suas vidas.

Este papel já quase nem ostenta esta cor esverdeada em que denerou o azul dos papéis selados em que eram feitas as certidões. Nele se diz que, João Baptista Cruz, - conservador - que não deixou memória neste concelho de Campo Maior, pois nunca ouvi falar de tal criatura - certifica que, segundo o livro de registos de casamentos, pelas dezasseis horas do dia supra dito, na igreja de Nª Srª da Expectação - Igreja Matriz de Campo Maior -, casaram José Pereira Toureiro Galego (meu pai) e Palmira Rosa da Conceção de Jesus (minha mãe).

Do documento constam os nomes dos meus avós paternos (Francisco Martins Galego e Ana do Carmo Serra) e maternos (Jacinto de Jesus e Maria Catarina Durão Cainço ou Maria da Conceição Durão Cainço).

<<<>>> 

Façamos a análise deste documento:

Na sua pobreza, trata-se de uma vulgar certidão, semelhante a muitas outras que, por todo o país, foram produzidas pelas centenas de conservadores que nele estavam encarregados de fazer a certificação de este tipo de acontecimentos.

Mas, como passei a vida a tentar convencer os meus alunos de que, qualquer testemunho do passado, se pode tornar um documento histórico, se soubermos análisá-lo, vou tentar fazer dele a leitura adequada, procurando transformar este papel envelhecido num testemunho que me ajude, a saber, um pouco mais sobre a minha existência.

Começo por saber que meu pai tinha 25 e minha mãe 23 anos, quando casaram. Sempre os ouvi dizer que já tinham casado um pouco tarde e depois de namorarem durante sete anos. Logo, nessa época, os casamentos deviam ocorrer, normalmente, por volta dos vinte anos. Também me diziam que o retardamento do seu casamento se devia ao adiamento constante que partia da minha avó paterna.

Isto levou-me a observar que, entre a data deste casamento e a do meu nascimento, havia uma evidente discordância, pois tinham decorrido apenas cinco meses. Como nunca ouvira qualquer referência a que tivesse sido prematuro, isto tinha de ser analisado.

Logo, eu teria sido concebido em condições excepcionais. Nessa época o namoro teria de ser feito à porta de casa. A casa dos meus avós maternos era no rés-do-chão de uma rua de pouca passagem e não tinha janela. Os namorados estavam separados pelas “meias-portas”, com a mãe dormitando junto à braseira e o pai já deitado, por uma questão de respeito.

Deduzo que deverá ter havido uma intenção deliberada de tornar inadiável o casamento, única maneira de resolver, entre gente honrada, uma gravidez ocorrida nas condições em que eu terei sido concebido, provavelmente numa noite fria de Novembro. Vindo a nascer, em pleno Verão, nove meses depois, no primeiro dia de Agosto.

Depois reparei que os nomes das duas gerações nele envolvidas, foram elaborados de maneiras diferentes:

- O nome do meu avô paterno era composto pelo seu nome de baptismo que eu herdei, como primeiro neto, e os patrónimos Martins e Galego. Seu pai seria apenas Martins mas, tendo vindo de Cernache de Bonjardim passara a ser conhecido em Campo Maior como o Galego e resolvera oficializar esse novo patrónimo nos filhos.

- O nome do meu avô materno era mais simples, pois nem patrónimo tinha. Apenas Jacinto de Jesus, por ter nascido no dia da procissão do Senhor Jesus da Piedade, principal cerimónia de culto da cidade de Elvas de onde era natural.

- A minha avó paterna, fora, como sua avó, baptizada como Ana do Carmo Serra. Esta minha trisavó, sua mãe, fora a primeira mulher de Campo Maior que se divorciara legalmente do seu primeiro marido, invocando irresponsabilidade e incumprimento dos seus deveres, como marido e como pai. Encontrei esta informação num jornal que se publicava em Elvas nos anos 70 do século XIX. O seu advogado fora João Dubraz, muito conhecido nessa época, como escritor e jornalista.

- A minha avó materna tinha nome mais elaborado. Ela considerava-se Ana Catarina Durão Cainço e assim consta na certidão de nascimento. Durão por parte da mãe e Cainço por parte do Pai. Como era natural de Degolados que pertencia ao concelho de Arronches quando ela nasceu, ao transferirem os dados em 1926, quando a freguesia de Degolados foi anexada ao concelho de Campo Maior, por erro de transcrição, registaram-na como Ana da Conceição Durão Cainço, nome com que aparece em alguns documentos.

Meus pais foram registados com os nomes de José Pereira Toureiro Galego e de Palmira Rosa da Conceição de Jesus, integrando no seu nome, os nomes dos pais e das mães. Repare-se que, nesta época e neste nível social, as mulheres não adoptavam os nomes dos maridos.

Estes dados são concordantes com a evolução dos registos de nascimento. Originariamente e desde a Idade Média, eram os párocos que registavam as crianças baptizadas, nos acentos paroquiais. Com o liberalismo - Decreto de 16 de Maio de 1832 - tornou-se obrigatório o registo de todas as crianças nascidas. Com o Decreto de 28 de Novembro de 1878, passou a caber aos admininistradores dos concelhos o dever de registar as crianças mesmo as que não se baptizassem. Só no século XX foram estabelecidas as normas para se proceder ao registo das crianças que devia ser feito pelos conservadores do registo civil, em cada concelho.

Como fica demonstrado, mesmo partindo de documentos muito simples, podemos elaborar um conhecimento interessante sobre a nossa própria “História de Vida”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:58


12 comentários

De Anónimo a 09.01.2016 às 18:26

Boa tarde,
Acabei de ler isto e estou tão curioso da resposta :
O meu avô paterno era Joaquim António Durão Cainço de Campo Maior casado com a Mariana Dentes Cainço
Conhece algum destes ?

De Francisco Galego a 12.01.2016 às 15:03

Ambos eram meus bisavós por parte materna. Originários da freguesia de Degolados que então pertencia ao concelho de Arronches e foi integrado no concelho de Campo Maior em 1926. Ambos faleceram em Campo Maior. Eu ainda conheci minha bisavó Mariana mas julgo que não se chamava Dentes Cainço. Julgo que era Mariana Durão Cainço.

De Francisco Galego a 12.01.2016 às 15:08

Acrescento que seu Avô fosse o Tenente Cainço, irmão de minha avó Maria Catarina Durão Cainço. Combateu na Guerra de 1914-1918, foi condecorado e promovido a oficial. Chegou a ser administrador do município de Campo Maior após a instituição da Ditadura Militar em 1928.

De José A D Ruas a 16.06.2017 às 20:09

Olá Cainços. Felizmente encontrei-vos. Eu próprio nasci em Campo Maior, e tenho laços familiares com o oficial Cainço e com a sua esposa Mariana. Estou com 61 anos e moro em Linda-a-Velha próximo de Algés.
Forneci-vos o meu mail. Se for do vosso agrado podem contactar-me quando quiserem. Gostaria de saber mais a vosso respeito.
Cumprimentos,
José A. D. Ruas

De Francisco a 04.05.2019 às 11:06

Bom dia Francisco
A minha avó Mariana era Dentes Cainço

De Francisco Galego a 04.05.2019 às 13:29

Pois! ... A minha bisavó sei que era Mariana Cainço, natural da aldeia de Degolados, tivera cabelos louros e uns lindos olhos muito azuis. Viveu a parte final da sua vida na casa de sua filha Maria Cainço, também loura e de olhos azuis, minha avó Maria. Eu conheci e convivi com ambas que muito me "apaparicavam

De Anónimo a 04.05.2019 às 21:06

Muito obrigado Francisco. A minha avó Mariana Dentes Cainço teve dois filhos , o Anselmo e o Francisco( o meu pai). Qual seria o parentesco com a sua avó Mariana?

De Victor Manuel CAINÇO Sengo a 10.10.2018 às 21:13

Boa noite
Hoje é um dia muito feliz para mim por ter tomado conhecimento deste blog.
Minha mãe Chamava-se Rosa do Carmo Cainço, Filha de José Francisco Durão Cainço e Mariana do Carmo Piteira.
O Tenente Cainço era irmão do meu avô..
Minha mãe tinha um irmão com o mesmo nome de seu pai, meu avô.
Minha mãe era natural de Degolados, na altura pertencente a Arronches onde foi registada com data de nascimento de 22 de Abril de 1925.
À excepção de meu tio, José, não tenho ideia de qualquer contacto com mais nenhum familiar. Hoje surgiu esta oportunidade de conhecer os meus antecessores e não quero deixar de o fazer.
Sei que tinha uma tia casada com um senhor chamado, ou conhecido por José Galego, cujo filho se formou em medicina.
Não sei muito porque as agruras da vida levaram a que a minha mãe, já falecida, se tornasse parca em referências.
Mas eu sempre manifestei uma enorme curiosidade em conhecer esse ramo da família, cujo sangue percorre as minhas veias.
Adoraria conhecer parentes e armazenar mais conhecimentos para poder transmitir a meus filhos e netos.
Já me identifiquei e forneço mais alguns dados que me parecem pertinentes.
Sou casado, tenho 66 anos, três filhos e dois netos a quem transmito os parcos conhecimento dos meus familiares via materna.
Por favor não deixem de me responder, o que antecipadamente agradeço.
deixo o meu número de tlm -968 621 442
Desejo a todos os maiores votos de felicidades e aguardo ansiosamente por notícias

De Anónimo a 04.05.2019 às 10:48

O meu Email
frcainco1@hotmail.com

De Anónimo a 04.05.2019 às 10:47

Bons dias
Incrivel o q eu aqui leio acerca da minha familia Cainço!
Há alguem interessado num contacto comigo?
Obrigado
Francisco Manuel V.H. Dentes Cainço

De Francisco Galego a 05.05.2019 às 10:21

Seria tia-avó. Eu ainda conservo memória visual de seu pai e de seu tio.


De Anónimo a 22.11.2019 às 15:22

Boa tarde Cainços

É gratificante ver que os Cainços estão interessados na história dos seus avoengos.
Infelizmente a minha mãe já partiu, mas retenho na minha memória tudo o que me contava da sua infância,apesar de ter ficado órfã,em tenra idade,transmitiu, tanto quanto lhe foi possível.
Era sobrinha do tenente Cainço que foi mais uma vítima doa "gases" alemães da 1º Guerra Mundial.
Seu pai - Francisco Durão Cainço - teve um monte na Extremadura Espanhola nas imediações de Albuquerque. Casou com Mariana do Carmo Piteira pais de Rosa do Carmo Cainço (minha mãe) e Francisco Durão Cainço (meu tio).
Creio que a pessoa melhor informada é o sr. Francisco Galego.
E que tal combinarmos um encontro em Campo Maior, afinal de contas existe uma fortíssima probabilidade de estarmos ligados por laços familiares.
Para todos votos de grande felicidade.
Victor Manuel Cainço Sengo

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D