Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Dia 1 de Janeiro, primeiro dia do Ano Novo é ano bissexto, segundo o BORDA D’ÁGUA, folheto popular que chegou a ter grande aceitação e que vai estando muito esquecido por não haver quem se interesse pelas previsões e informações que sempre inclui.
Eu, desde há muito que faço questão de comprar. Não sei explicar porquê. Talvez por gostar do grafismo antiquado. E também por persistir em continuar, embora tenha desaparecido a clientela de gente ligada à vida rural, aos trabalhos do campo, para a qual foi pensado, há 87 anos quando pela primeira vez foi publicado.
Para mim, é questão assente: procuro sempre comprar este muito simpático Verdadeiro Almanaque; Repertório útil a toda a gente; Contendo todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral.
Na capa temos o Calendário para 2016. Indica que foi publicado pela EDITORIAL MINERVA, em Lisboa e que o seu preço é de 2,10 euros, (IVA incluído).
O mês de Janeiro aparece com um ingénuo ditado popular muito ligado aos antigos hábitos da vida rural:
Quem em Janeiro lavrar, tem sete pães para o jantar
Para o dia de hoje, o primeiro do ano, informa que este dia é feriado nacional, dia consagrado à Solenidade de Santa Maria, Dia Mundial da Paz e também o primeiro dia do ano 2.672 da era japonesa.
Mais informa que o sol nasceu às 7 h e 55m e o seu ocaso será às 17h e 26m. Neste mês de Janeiro, cada dia aumentará 42 minutos na cidade de Lisboa e 46m na ciade do Porto.
Segue-se ainda o Oráculo de Janeiro para as mulheres e para os homens, e as previsões da Astrologia para este mês. Depois, termina com conselhos para AGRICULTURA – JARDINAGEM – ANIMAIS, indicando o que se deve semear, os trabalhos que devem ser feitos nos campos e nos jardins, os cuidados de vacinação dos animais.
Digam-me onde é que poderíamos encontrar tanta e tão diversicada informação, por tão baixo custo?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.