Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
NOVA ESTAÇÃO TELEGRÁFICA
No dia 25 de Maio notava-se, nos habitantes da populosa vila de Campo Maior, um extraordinário movimento, dirigindo-se muita gente para a Rua de S. Pedro, pela qual se estendia um fio eléctrico que, saindo da estação, colocada no edifício do Sr. Epifânio Lopes da Mata, seguia pela rua das Poças, em direcção à muralha, depois do convento de S. Francisco a encontrar outro fio, indo daqui a outro ponto da muralha e em direcção a Elvas, ( a três léguas de Campo Maior).
Ao S.r director Garcia, que desejava concluir a linha nesse dia 25, ao soldarem-se os dois fios, pelas 3 horas e meia, participaram-lhe que o fio se achava quebrado junto ao rio Caia (a 4 Kilómetros da vila). Deu logo ordens para que se reparasse a linha o mais breve possível, conseguindo que às 9 horas funcionasse o telégrafo.
No dia seguinte, 26 de Maio, abriu-se ao público a estação.
-------------------------------------------------------
Notícia publicada no número 36, do jornal, - Democracia Pacífica -, publicado em Elvas no dia 6 de Junho de 1867, VI ano, pág. 3.
-------------------------------------------------------
A estação do telégrafo eléctrico mudou-se do lugar onde estava, para o edifício da Câmara, com a administração do concelho e outras repartições públicas, onde todas se encontram. É de louvar esta decisão da câmara porque é um edificio belíssimo, quer pela sua magnifica aparência e gosto de construção, quer pelos suficientes cómodos que oferece.
---------------------------------------------------------
Notícia publicada no número 158 do jornal A Democracia, de 24 de Dezembro de 1870, mas com data de 7 de Dezembro.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.