Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Campo Maior, 27 de Junho de 1880
------------------------------------------------------------------------------
Notícia publicada no número 4, do jornal, - O Elvense - publicado em Elvas no dia 1 de Julho de1880, pág. 3.
------------------------------------------------------------------------------
O SÃO JOÃO
Já lá vai o alegre S. João com seus ruidosos folguedos, fogueiras e bailados. Este santo é de todos o mais benquisto de moços e cachopas. Também não há outro que lhes proporcione momentos tão ditosos, ocasiões tão propícias, em que melhor se troquem esses ardentes olhares que lhes enebriam a alma, obrigando-os a acreditar que este mundo não é um completo vale de lágrimas (...)
(...) Assistimos ao arraial que, na tarde de 23 do corrente, houve em S. Joãozinho, local extra-muros, mas próximo de Campo Maior.
Foi muita a concorrência pelo povo que afluiu a esta festa anual, a que não faltou a filarmónica da terra, ao som da qual dançaram muito alegres, rapazes e raparigas que, nos intervalos, cantavam essas canções populares, algumas não muito suaves ao ouvido, mas que caracterizam perfeitamente os cantadores alentejanos. Notámos grande número de senhoras elegantemente trajadas e de não menos cavalheiros, alguns dos quais temos a honra de conhecer.
Só é pena que a festa não tenha terminado auspiciosamente, porque, nestas ocasiões, há sempre quem se exceda nas bebidas, a ponto de provocar desordens e armar pendências. Foi o que sucedeu então e que deveras lastimamos. Travou-se grande conflito entre alguns campesinos, de que resultou o ferimento de muitos, a prisão de três e a evasão de dois aos quais a polícia e a força armada não puderam lançar mão.
À noite não nos consta que tivesse havido motins. Tocou a filarmónica no adro da igreja de S. São João, vistosamente iluminada. Parte do povo percorria as ruas de Campo Maior, divertindo-se com fogo de artifício e com alegres descantes. Outra parte dançou até de madrugada no dito local de S. Joãozinho
No dia 24 saíu uma aparatosa procissão, acompanhada de muito povo, que percorreu as ruas principais de Campo Maior, recolhendo-se, quase já noite, à igreja.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.