Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Campo Maior recebeu a visita do magistrado superior do distrito (…)
Muitos foguetes anunciaram, na tarde de 26 de Outubro, a chegada do ilustre visitante, que veio de Elvas acompanhado por alguns cavalheiros que o foram esperar ao caminho. Fizeram-lhe as honras da entrada as duas filarmónicas da vila em grande uniforme e, tanto Sua Exª como o Sr. Resende, digno oficial do governo civil, foram hospedados em casa dos S.r.s Carvajais.
No dia 27 ao meio-dia, o chefe do distrito foi aos paços do Concelho, onde a câmara o esperava (…)
O Sr. Governador Civil examinou o arquivo municipal e notou ao digno presidente da câmara a falta dos Anais do Município (…)
Saindo da câmara foi visitar a administração do concelho, a repartição da fazenda, a secretaria dos celeiros comuns de Campo maior e Ouguela, o Hospital, o observatório meteorológico e as escolas. (…)
(Depois visitou o castelo.)
No dia 28 …visitou os templos admirando as formosas capelas da Matriz e a rica construção de S. João Baptista …Depois foi Sua Ex.ª ver a ruína lastimosa que se chama convento de S. João de Deus e opinou pela conveniência de se colocarem ali as aulas públicas, aproveitando-se alguns restos ainda úteis, mas que passados oito a dez anos não seriam já aproveitáveis para coisa alguma.
Sua Exª terminou o seu dia de viajante culto e inteligente observador com uma ida ao cemitério público e a alguns outros edifícios que mereciam ser vistos.
Eis o que uma testemunha ocular pode dizer da visita do Ex.º Sr. Basílio Cabral Teixeira de Queiroz Júnior no ano de 1866.
JOÃO DUBRAZ - (In, DEMOCRACIA PACÍFICA, Nº 4, 4ª-feira , 7/11/1866)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.