Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Neste nosso tempo de constantes e frequentes mutações, a todos os níveis e em todos os sectores de actividade das nossas comunidades, deveríamos ter uma atenção especial e mais adequada, no que respeita à preparação das novas gerações. E essa necessidade deveria ser incumbência prioritária dos sistemas educativos.
Mas, salvo raras excepções, as escolas parecem tender a configurarem-se mais pela repetida preservação e conservação de antiquados métodos e desajustados projectos, do que a procurarem soluções que respondam a novas condições. Em grande parte dos casos as escolas de hoje continuam a organizarem-se do mesmo modo, prosseguindo da mesma maneira e com os mesmos objectivos que orientavam as escolas em meados do século passado. Esta tendência conservadora gera uma conflituosa relação entre o que a escola faz e o que as comunidades necessitam que seja feito, de acordo com as condições actuais do nosso modo de vida.
É demasiado evidente, para que possa ser ignorado, o desfasamento e a inadequação que se vai tornando cada vez mais evidente entre a atitude da escola e as reais necessidades em capital humano, com uma boa e sólida preparação inicial, para que cada um possa estar apto para se adaptar a novas tarefas e funções, bem como a novos equipamentos e na aquisição de novos conhecimentos.
A escola do passado, voltada prioritariamente para a instrução, deve ter hoje uma função mais voltada para uma formação que dote as novas gerações das capacidades para uma rápida e adequada adaptação a novas situações que se lhes venham a deparar, nas empresas ou nas instituições em que irão desenvolver a sua actividade. Se os nossos avôs e os nossos pais tinham uma grande probalilidade de exercer, durante toda a sua vida profissional activa, a mesma profissão e do mesmo modo como os seus pais a tinham exercido, é pouco provável que assim irá acontecer no que respeita à vida profissional dos nossos filhos.
Bem aventurados sejam os que lutam contra a maré negra dos que persistem em preservar métodos ultrapassados que conservam defeitos, em vez de procurarem novas soluções.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.