Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA VILA DE CAMPO MAIOR
Vila de dimensão média, muito isolada no interior de um território, Campo Maior, passou por fases extensas de grande isolamento que a marcaram de um ponto de vista cultural.
Encostada junto ao limite que é a fronteira com a Espanha - que a separou pela língua e que lhe definiu as limitações dos contactos -, principalmente em tempos de poucas e, por vezes, bastantes difíceis condições de comunicação -, desenvolveu formas próprias de viver e de conviver que definiram modos próprios de comportamentos sociais.
Ora, as manifestaçõe culturais que nascem numa sociedade, reflectem o seu modo de existir. E, logicamente, as fases que marcam os períodos da sua evolução, expressam-se pelas características linguísticas e pelos comportamentos sociais.
Em finais do século XIX, com o desenvolvimento das actividades agrícolas, começou a emergir uma nova estrutura social, a dos artístas, ligada às profissões artesanais que asseguravam a construção e manutenção dos equipamentos agrícolas: carpinteiros, ferreiros, albardeiros, ferradores, caldeireiros... E, os elementos destas novas profissões, vão ter tal influência que originaram uma festa que passou a ser designada como a festa dos artistas. Por semelhante razão, quando nelas se envolveu todo o povo, integrado na ornamentação das ruas, passaram a ser designadas como as festas do povo.
E agora em que já não podemos garantir as agregações dos moradores da mesma rua que levavam à formação das "comunidades de vizinhos" que assumiam a sua ornamentação sempre que se realizavam as festas?
Parece-me pertinente colocar a questão:
Se agora, a sociedade local está organizada de nova maneira, tornando-se pouco possíveis os serviços dos artesãos, por serem muito reduzidos os que poderiam desempenhar os trabalhos que lhes eram próprios, e se a própria população mudou de forma acentuada o conjunto das suas necessidades, que feição irão tomar as manifestações de celebração colectiva na vila de Campo Maior?
Porque, é natural que assim seja. As manifestações culturais, que nascem numa sociedade, tendem a reflectir as fases e a evolução dessa mesma sociedade. Ou seja, tem cabimento colocar a seguinte questão: Como irão evoluir as "festas", aqui, em Campo Maior?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.