Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE
A democracia nasceu fundada sobre estes três conceitos fundamentais que constituem os pilares em que assenta, por natureza, toda a sua legitimidade e estruturação.
Destes conceitos deriva o direito de todos terem, garantida legalmente, a sua condição de cidadãos. Ou seja, o direito de todos serem considerados livres e iguais perante a lei, o direito à igualdade de oportunidades e, em contrapartida, o dever de cada um de nós se sentir fraternalmente ligado aos outros por laços que nos obrigam a termos consciência de que os nossos direitos e liberdades terminam no momento em que interfiram e limitem os direitos e liberdades dos outros.
Isto que, para alguns, podem parecer conceitos demasiado abstractos e, para outros, lugares comuns que não necessitam de ser enunciados, são valores e princípios que, por não estarem ainda bem conscencializados, tornam tão imperfeito, em alguns casos, o funcionamento de sociedades, formalmente consideradas de base democrática.
Estas ideias foram, desenvolvidas no séc. XVIII, pelos pensadores da "Filosofia das Luzes", ditos os iluministas, que, com base na crença numa Razão Universal, recuperaram e explicitaram princípios inicialmente estabelecidos pelo cristianismo, com base numa nova ética e numa nova concepção da humanidade. Esses princípios proclamavam o direito dos homens à liberdade, à igualdade e à fraternidade, contra todas as tiranias, todas as exclusões, marginalizações e diferenças de condição.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.