Sexta-feira, 04 de Maio de 2018

Sem inspiração nem assunto memorável que me pudesse inspirar, recorri ao estimável “BORDA D´ÁGUA”, o “Verdadeiro Almanaqueque já vai no seu 89º ano de publicação e que, quando a inspiração nos falece, sempre nos pode socorrer com as suas sábias e úteis lembranças de casos,  factos e comemorações.

Assim começo por referir que neste Sábado, dia 4 do 5º mês, deste ano de 2018, o Sol nasceu pelas 6 horas e 30 minutos, e terá o seu ocaso pelas 20 horas e 30 minutos.

Começa esta folhinha pelo dito de que “Em casa vazia, Maio depressa se avia”. Confesso que não consigo decifrar o sentido da frase. Mas deve ser por deficiência do meu entendimento, pois que, os ditos do "Almanaque..." encerram sempre verdades profundas.

Depois vem a indicação de que este dia é dedicado a S. Máximo de Jerusalém. Mais uma vez tenho de declarar a minha grande ignorância, pois não sabia que houvesse santo com tal nome, como também desconhecia que este fosse o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Mas isto é útil para que me torne menos convencido e tome consciência das muitas coisas notáveis que eu por completo desconheço. Uma boa dose de modéstia só nos pode fazer bem...

Mas, por último vem a mais importante informação:

As mulheres nascidas em Maio são formosas e bem proporcionadas, meigas, e sensíveis.  Têm bom coração, bons sentimentos e finas, sobre todos os pontos de vista.

Mas, como ninguèm é perfeito... São pouco enérgicas, embora consigam realizar as suas ocupações.

Quanto aos homens... Têm carácter vivo e alegre, são afectuosos e sentimentais (...) inteligentes e inventivos ...

Nada refiro sobre questões como astrologia, agricultura, jardinagem e animais, por serem assuntos sobre os quais não tenho, nem conhecimentos, nem opinião, sendo tão ignorante sobre tais assuntos que, nem sequer tenho vontade de saber.

 

 



publicado por Francisco Galego às 00:03
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Maio 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
15
16
17
18

20
21
22
23
25
26

28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO