Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
As “saias” e as Festas do Povo de Campo Maior:
A Festas do Povo são actualmente o tema mais glosado pelas quadras do “cantar as saias”. Há razões para se pensar que a sobrevivência e grande vitalidade das “saias” em Campo Maior, se explique fundamentalmente por essa grande manifestação da cultura campomaiorense que são as suas festas. Nas festas, o povo de Campo Maior, agora todo o povo, sem distinções sociais a dividi-lo, canta e danças as “saias”, nas ruas e nos largos, relembrando velhas quadras, inventando “modas novas”, dando vida a esta tão antiga tradição.
Ora, se têm sido as Festas o facto que mais tem contribuído para a preservação das “saias” em Campo Maior, então as saias correm o risco de irem sendo relegadas para o campo da memória onde se enterram todas as coisas que vão caindo em desuso. Porque, as Festas do Povo atingiram um tal plano de grandeza, em termos de investimento e de realização que, se os apoios de que puderam dispor nas suas últimas realizações falharem, correrão, provavelmente, o risco de caírem num progressivo esquecimento.
Esta foi talvez a mais forte razão para a decisão de levar a efeito esta investigação sobre as “saias” que, ainda, se cantam e se dançam na vila de Campo Maior.
Nunca vi ruas assim,
Mas quem seria o pintor?
Foi o povo que as pintou
Com carinho e com amor.
Campo Maior minha terra,
E terra dos meus amores;
Setembro Festa do Povo,
As ruas cheias de flores.
Foi o povo que as fez,
Com suas mãos carinhosas;
Cada rua é um jardim,
De flores maravilhosas.
Todos fizeram flores,
Todos cantaram cantigas;
Eram crianças e velhos,
Rapazes e raparigas.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.