Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Nas terras pequenas os clubes tendem a unificar-se . Muitos dos que tinham sido constituídos nas décadas anteriores desaparecem. Outros reduzem ao mínimo a sua actividade, como se hibernassem até à chegada de dias mais favoráveis.
Elvas, por exemplo, que já tinha tido meia dúzia de clubes locais, só já tinha dois a concorrerem ao campeonato da sua liga em 1934 e, no ano seguinte, foi preciso constituir um team misto para disputar com o Sporting Club Elvense a representatividade da cidade no campeonato distrital.
Devido a esta tendência geral para a concentração, foi na década de 30 que se constituíram os principais torneios a nível nacional. Com o pós-guerra, nos finais dos anos 40, a situação evoluiu de forma mais favorável para o desenvolvimento da prática desportiva. Por um lado, a situação política tornou-se menos desfavorável. Por outro lado, os transportes passaram a permitir deslocações mais fáceis. As classes médias, na procura de empregos compatíveis com as suas aspirações, saíram para os centros urbanos do litoral. As vilas e aldeias do interior caíram num certo marasmo cultural. Os anos 40 e 50 foram culturalmente muito pobres nos pequenos agregados populacionais. As ondas de choque geradas pela 2ª Grande Guerra contribuíram para o apagamento da vida local, pelas dificuldades económicas que provocaram e porque empurraram as pessoas para a saída dos seus locais de origem à procura de melhores oportunidades de emprego.
Foi nesta nova situação que o futebol encontrou as condições para o seu desenvolvimento que levaram definitivamente ao profissionalismo. Passaria então a desenvolver-se em moldes completamente diferentes. O tempo do amadorismo tinha passado. Os grandes clubes, nas grandes cidades, arrancaram decididamente para se constituirem como grandes empresas destinadas a gerir a prática desportiva. Começou a época dos grandes estádios, do futebol espectáculo e do futebol paixão, capaz de agregar grandes multidões atraídas pela magia que os grandes ídolos traziam ao jogo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.