Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
Francis Bacon viveu em Londres entre 1561 e 1626. Importante filósofo e cientista, critico implacável do pensamento escolástico dominante na Idade Média, fundou a corrente de pensamento que ficou conhecida como o “empirismo inglês”. Elaborou uma teoria acerca da indução científica que o torna um dos criadores do pensamento científico moderno. Foi também um político influente com uma brilhante carreira como parlamentar e como chanceler no tempo em que na Inglaterra reinava Isabel I e em que Portugal, sob o domínio da Espanha era governado pelos “Filipes”.
Dele encontrei num dos jornais da semana que agora termina esta frase carregada de profunda compreensão das coisas: Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe
Com isto queria o brilhante pensador significar algo que muitos dos que, vivendo hoje, quase quinhentos anos depois, em pleno século XXI, teimam em não querer discernir: só pela compreensão sistemática das coisas da natureza conseguimos evitar que ela se volte contra nós, com a violência extrema que manifesta, quando contrariada pela teimosa ignorância dos humanos, como agora aconteceu na tragédia provocada pelas fortes chuvas que caíram na Madeira.
A arrogância dos homens é quase sempre directamente proporcional à sua ignorância. Depois, acabam sempre por sofrer as terríveis consequências.
Dizia Camões, poeta filosofante: Todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades. Verdade absoluta porque incontestável. No entanto, há uma coisa no mundo que parece mudar tão pouco que, às vezes, se torna exasperante: como teima em manter-se tão agarrado a preconceitos tolos e infundados o comportamento de certos humanos!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.