por Francisco Galego, em 13.01.08
As invasões germânicas
Depois com a decadência do Império Romano, os povos bárbaros, vindos da parte oriental e do norte da Europa(os não romanizados, os que não falavam o latim) invadiram o império. Eram muito aguerridos mas não eram muito numerosos. Provocaram muita destruição. Mas, com o tempo, foram-se misturando com as populações que dominaram e foram por estas romanizados.
Na Península Ibérica instalaram-se, a Norte, os Suevos, a Sul os Visigodos. Formaram reinos, muitas vezes rivais e envolvidos em lutas contínuas que os foram enfraquecendo.
“Os bárbaros eram pouco numerosos e haviam já sofrido o influxo da romanização, cujos moldes essenciais passaram a adoptar…
Preferindo viver no campo, não há memória de nenhuma povoação fundada pelos bárbaros no Ocidente… esta época representa uma regressão na vida urbana … diminuiu o perímetro das cidades
Do falar dos bárbaros passaram à língua portuguesa uns 40 vocábulos … enquanto que dos árabes, quase um décimo da língua corrente (cerca de seiscentos vocábulos). (O. Ribeiro, A FORMAÇÃO DE PORTUGAL, Col. Identidade – Cultura Portuguesa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1987, p. 38)