Sábado, 10 de Janeiro de 2015

 

Uma das coisas que mais me deixa perplexo é a evolução que se poderá vir a verificar nas condições e nos resultados a nível da educação.

Nas gerações tradicionais que subsistiram até ao final dos anos trinta do século passado, a base fundamental para o desenvolvimento das novas gerações era a família, instituição à qual, segundo a mentalidade do tempo, pertencia por natureza assegurar a educação.

À escola, quando existia e para os que a frequentavam, cabia a instrução, sendo que, para muitos, os que se destinavam às actividades produtivas, era fundamental a formação que era assegurada pelos mestres em oficinas ou pelo exemplo dos mais velhos, como acontecia no trabalho rural.

A escola foi ganhando tempo e amplitude e, em muitos casos, esvaziando de atribuições educativas a própria família que passou a envolver completamente os seus membros adultos, incluindo as mulhres, em carreiras profissionais.

Em consequência de nas escolas, muitos professores não terem percebido, nem reconhecido, esta sua obrigação de educadores, verificaram-se grandes carências na função educativa.

Mas, agora é a própria escola que parece tender a ser substituída pois, cada vez mais, os jovens procuram, eles mesmos, adquirir as competências, os conhecimentos e as informações que, de forma bem mais apelativa do que a que, em grande parte dos casos, as escolas lhes propõem, as encontram nas novas tecnologias que têm à sua disposição.

Será que estamos já a assistir à génese de uma “geração selfie”, procurando ela mesma as bases que irão estruturar o seu desenvolvimento afectivo, social, moral e intelectual?

Assim sendo, estaremos perante uma evolução, ou à beira de uma mutação?

Cabe às escolas pensar, analisar e acompanhar mudanças e tendências para que, adptando-se, possam desempenhar a função educativa que justifica a sua existência.



publicado por Francisco Galego às 08:16
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
15
16
17

19
20
21
22
24

25
27
28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO