Terça-feira, 08 de Dezembro de 2015

Temos agora em moda uma nova estirpe de opinadores: Uns, os partidários do “economês” e outros, os partidários do “politiquês”, evocam certezas sobre situações que irão acontecer. Pululam nas rádios nas televisões e nos jornais e, com pequenas variantes, concordam e comugam de uma mesma conviccão: Não há alternativa para a resolução dos problemas que se levantam nas sociedades actuais.

O mais espantoso é que isto é afirmado por aqueles que ficariam profundamente indignados se alguém se atrevesse a pôr em dúvida o carácter científico do conhecimento em que se agregam. E fazem-no sem consciência de que, ao negarem dogmáticamente as possibilidades de novas perspectivas e de novas concepções, negam o carácter científico das mesmas ciências que pretendem defender. A diversidade das perspectvas é uma das maiores virtudes da verdadeira ciência. É certo que a ciência analisa factos, para tentar conpreender razões e encontar soluções. Mas essas análises, não permitem antecipar um futuro de que não sabemos nem as condições, nem as circunstâncias que nele vão estar presentes. A ciência não deve, nem pode ser usada como futurologia. Ela pode antecipar a probabilidade de... Mas nunca dar como certo o que poderá acontecer. Pois que, se mudarem as condições e as circunstâncias, essa probablidade pode deixar de existir.

Por outro lado, a Economia e a Ciência Política, como todas as Ciências Sociais, incidem sobre uma realidade que se caracteriza pela constante mudança. E, essa mudança, torna-se muito incidente e muito acelerada quando nas sociedades decorrem períodos de crise. Nestes períodos, verifica-se o esgotamento das soluções que vinham a ser usadas e torna-se necessário conceber e implementar novas soluções.

É assim que, como dizia o poeta (e cientista), “o mundo pula e avança”.

 



publicado por Francisco Galego às 09:01
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Dezembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25

27
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO