Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

Quem é este músico, rapper, luso-angolano, de 33 anos?

Bastava-lhe ter sido o que o nascimento lhe propiciou: Filho de um político importante; tendo frequentado as melhores escolas em Londres; tendo via aberta para brilhante e fácil carreira, em qualquer domínio que tivesse escolhido.

Por opção, abraçou a defesa de causas que agora o colocam em perigo de morte. Debilitado por uma prolongada greve de fome, luta pelo direito a ser julgado segundo as leis e não pela prepotência dos que se julgam acima delas.

Como disse Umberto Eco, os verdadeiros heróis são os que tinham sonhado ser, apenas honestos cobardes, como todos os outros. E não os que, como pensava Nietzsche, caminham para um fim único determinados pela decidida vontade de morrer. Talvez porque, no entendimento de Eco, alguns dos que decidiram morrer em defesa de causas, não devam ser considerados como verdadeiros heróis. Seriam apenas suicidas que escolheram a morte como forma de alcançarem fama e notoriedade. Porque os verdadeiros heróis arriscam-se a enfrentar o risco da própria morte, porque assumiram que a vida só tinha sentido se ousassem fazer aquilo que, no seu entender, devia ser feito.

Nelson Mandela definiu também os grandes heróis como os que aceitaram sacrificar-se para pacificar conflitos e garantir a construção de novas e melhores condições de vida.

 

Resulta de tudo isto que devemos encarar o heroísmo como a assumpção dum elevado sentido do dever, ou como uma decisão que resulta de uma atitude que pressupõe uma certa dose de loucura?

Naturalmente que a resposta depende das opções que cada um toma em concordância com o seu próprio conceito de vida.

Por isso, Fernando Pessoa declarou enfaticamente: Sem a loucura o que é o homem, mais do que a besta sadia, cadáver adiado que procria?

Talvez porque, para ele, mais importante do que procriar, fosse criar.

 



publicado por Francisco Galego às 21:09
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Outubro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
13
14
16
17

18
19
20
21
23
24

26
27
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO