Sexta-feira, 06 de Maio de 2016

 

s347x255.jpg

 A ANTIGA FONTE

 

s349x255.jpg

 A MESMA FONTE, AGORA JUNTO AO CASTELO

 

s348x255.jpg

 A ACTUAL FONTE DOS CANTOS DE BAIXO

 

A fonte actual, datada de 1936, nada tem a ver com a fonte primitiva que ficava no centro do largo chamado dos Cantos de Baixo. A antiga fonte foi desmontada e retirada do local para permitir a circulação dos autocarros da carreira que tinham de dar a volta da Rua de Ramires, para a Rua da Misericórdia, para terem acesso ao Terreiro, onde se situava a central de paragem desses autocarros.

Este largo dos Cantos de Baixo, desempenhou, no séc. XX, uma função social importantíssima pois que, era aí que os homens que trabalhavam nos campos, como jornaleiros, se juntavam, ao fim do dia para conviverem e, era aí, que se dirigiam os manageiros para fazerem os contratos de trabalho.

Para as mulheres, a fonte, devido à sua localização muito central, no centro histórico da vila, era além de local de abastecimento de água, também um ponto de encontro, de convívio e de circulação de informações sobre a vida local. Era alimentada por uma abundante nascente que raramente secava.

Provavelmente, a sua nascente localizava-se um pouco mais a norte, mais ou menos na actual Rua General Magalhães, antes designada de Rua de Nantio, corruptela de Menantio. Esta palavra poderá denunciar a existência de um nascente de água? O termo menantio é da mesma raiz que manancial, ou seja, sítio de onde a água mana ou emana.

É bem provável que esta nascente abastecesse também a fonte desaparecida que existiria na confluência das ruas chamadas Fonte de Cima e Fonte de Baixo e que estaria localizada no sítio ocupado pelo baluarte que, significativamente se chamava, Baluarte da Fonte do Concelho.

A fonte primitiva foi desmantelada e esteve, durante muitos anos, guardada. Foi depois  reconstruída na Praça Velha, na proximidade do castelo, onde agora se encontra.

.



publicado por Francisco Galego às 00:06
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

16
17
19
21

22
23
24
26
27
28

29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO