Domingo, 24 de Janeiro de 2016

Pronto! Fomos votar. Dever cumprido, regressamos ao estado de quase hiberantes a que o Inverno nos condena.

Na noite de ontem, uma esplendorosa Lua Cheia, iluminava o céu. São muito brilhantes estes luares de Janeiro. Em dito popular Luar de Janeiro não tem parceiro.

O “almanaque” informa que é dia consagrado a S. Francisco de Sales. Nasceu em 1567, de família nobre, na Itália, em plena crise suscitada pela Reforma prostestante. Formado pelos jesuítas, tornou-se sacerdote. Foi ordenado bispo de Genebra, então sob o domínio dos calvinistas. As suas obras Introdução á Vida Devota, e Tratado do Amor de Deus, bem como os seus escritos volantes, deram tão grande impacto à sua acção de activo militante do apostolado da fé católica, que isso lhe valeu o título de Padroeiro de Escritores e Jornalistas Católicos. A criação de uma linguagem para surdos valeu-lhe também o título de padroeiro dos que sofrem dessa deficiência.

Faleceu em 1622 e foi beatificado nesse mesmo ano. Foi canonizado, em 1655, pelo papa Alexandre VII.

O nome de Sâo Francisco de Sales viria a ficar também muito ligado à educação dos mais jovens. Em 1859, São João Bosco criou uma congregação aprovada, em 1859, pelo Papa Pio IX, sob a designação de Societas Sancti Francisci Salesii (a Pia Sociedade de São Francisco de Sales), tendo como principais destinatários, os jovens das famílias mais necessitadas e os que se encontram em situação de risco. Esta congregação é geralmente designada como os salesianos.

Tendo frequentado o Liceu Nacional de Évora, cidade em que os salesianos estão presentes desde os últimos anos da década de 20 do século passado, convivi com alguns dos seus educandos.



publicado por Francisco Galego às 12:04
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Janeiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13

17
18
21
23

26
27
30



arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO