Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017

Correspondente de Campo Maior, Rosado Junior:  

 

Havia uma grande expectativa na vila pela anunciada visita do Barão de Barcelinhos. (futuro Visconde de Ouguela que, em breve, seria um dos maiores  proprietários do concelho de Campo Maior e que foi um dos elementos mais destacados da Comissão constituida para defender, junto do governo, em Lisboa, a manutenção de Campo Maior como sede de concelho).

Chegou finalmente no dia 5.

Pelas 12 horas chegou um criado de libré, montado em bonito cavalo, que vinha anunciar à família Carvajal que seus amos, num trem, acabavam de entrar na vila. Apresentou-se de imediato, à entrada do palácio de D. José de Carvajal, o administrador Sr. João Lino da Costa Couceiro Aguiar. A filarmónica Barcelinhos reuniu de imediato na sua casa de ensaio para se apresentarem no palácio onde o visitante ficou hospedado, onde tocou o hino dedicado ao barão e sua família, que apareceram a uma das janelas.

O barão, a baronesa e os filhos, acompanhados da Srª D. Isabel de Carvajal, receberam os filarmónicos numa das salas do palácio, onde estes lhes apresentaram cumprimentos.

Às 8 horas da noite a filarmónica saiu pelas ruas tocando. Foram lançados foguetes ao ar e dirigiram-se ao palácio onde foram de novo convidados a entrar para tocarem no salão de entrada. A participação da filarmónica repartiu-se nas três noites da estada dos visitantes.

No dia 7, véspera da partida, o Sr. Barão, acompanhado dos filhos, do Sr. D. Gonçalo Carvajal e do Sr. João Lino e de outros ilustres cavalheiros desta terra, foi à Sociedade Artística de que é presidente honorário e, em seguida à casa de ensaio da filarmónica estando os seus membros na rua, iluminada com bonitas lanternas, para o receberem. A casa estava decorada com simplicidade e bom gosto e iluminada, onde se encontrava o retrato do Sr. Barão engrinaldado de flores.

Suas excelências marcharam para Lisboa ontem pelas 5 horas da manhã.

(In, A Voz do Alemtejo,n º 475, Elvas, 18 de Outubro de 1865)     



publicado por Francisco Galego às 00:03
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO