Domingo, 25 de Junho de 2017

Na língua portuguesa, torna-se por vezes difícil entender qual a razão porque são designados pela mesma palavra, coisas e conceitos tão diferentes. É o que acontece com a palavra cultura. Além dos casos extremos em que se aplica a actividades de carácter agrícola, acontece noutros, tão próximos, que se torna inevitável que se estabeleça certa confusão.

A palavra cultura tanto se aplica à criatividade humana que se expressa através de manifestações como a dança, a música, a escrita e outras englobadas no conceito geral de “artes”, destinadas a expressar mensagens, sentimentos, emoções e pensamentos, como a manifestações deste tipo que têm apenas como objectivo o entretenimento do público a que se destinam e que dificilmente poderão ser incluidas no verdadeiro conceito de cultura.  O perigo desta confusão é muito frequente, havendo mesmo quem considere que não existe diferença nenhuma.    

Esse perigo nunca o pressenti nos espectáculos a que tenho podido assistir neste centro cultural em que gente envolvida em projectos culturais consegue, não apenas entreter-me, mas propor-me mensagens que me emocionam, situações que apelam ao meu dever de solidariedade, pensamentos que enriquecem o meu entendimento, opções que despertam a minha consciência, emoções que avivam a minha sensibilidade.

Foi tudo isso que, mais uma vez, me foi propiciado pelo Curso de Dança Contemporânea do Projecto de Formação do Município de Campo Maior. Os meus parabéns a toda a equipa que realizou este “milagre”, em território tão pouco habituado a certos “manjares”. Permitam que realce o papel de Maria Lama por mais esta etapa da sua própria “Viagem” que não sendo de perigos, é de esforço persistente e bem direccionado segundo objectivos traçados com clara intenção  e finalidade. Mais uma etapa vencida com emérita qualidade. 



publicado por Francisco Galego às 08:21
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Junho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
21
22
23
24

26
27
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO