Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011

No que respeita à melodia, as “saias” sofreram ao longo do tempo alterações pouco significativas. Embora houvesse a preocupação de criar regularmente as chamadas modas novas, a música manteve-se estruturalmente muito semelhante.

Segundo testemunhos antigos, o descante e a música das “saias” consistiam numa toada dolente, de ritmo lento e repetitivo. Modernamente, por influência dos mass-media, que vão transformando o que era cantar e dançar de rua, em música gravada para ouvir e cantada em actuação de palco, o ritmo tem sido acelerado, adquirindo uma maior vivacidade. Também se está a verificar a tendência para associar às saias outros instrumentos, agora muito em uso, principalmente as pianolas electrónicas e as violas.

            Foi possível encontrar em livros publicados sobre este tema, ou que fazem referência às “saias” como forma de música popular para acompanhar a dança, registos em escrita musical que permitem fundamentar juízos sobre a sua evolução e estabelecer comparações com as suas características na actualidade. Por outro lado, com a ajuda amável de entendidos em música, conseguiu-se a elaboração de pautas musicais a partir de gravações de cantadores que, nos tempos actuais, se dedicam ao “cantar as saias”.



publicado por Francisco Galego às 19:38
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
17
18
19

20
22
23
24
25

27
28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO