Segunda-feira, 12 de Julho de 2010

Fazendo uma pesquisa sobre os clubes que actualmente integram as três divisões maiores dos nossos campeonatos, verifica-se que, a maior parte deles, foram fundados antes de 1930, com particular incidência nos anos 20, período em que se constituíram também a maior parte de associações distritais de futebol. Só então começaram a estar criadas as condições para a organização dos campeonatos.

Os últimos anos da monarquia e as quase duas décadas que durou a República, foram bastante férteis no que respeita à prática desportiva, particularmente a do futebol.

Foi sobretudo nos anos 20 que se assistiu a um verdadeiro renascimento do futebol em Portugal. Nos grandes centros urbanos, as associações locais de futebol começaram a organizar campeonatos, taças e outros torneios. Os jogos de futebol começavam a atrair multidões, embora muitos campos, mesmo em Lisboa, fossem ainda improvisados em terrenos baldios, em locais de feiras e mercados, em paradas de aquartelamentos militares, em espaços industriais e em praças públicas. Mas começaram a aparecer os primeiros espaços desportivos concebidos e equipados para a prática do futebol, garantindo as condições minimamente aceitáveis tanto para os praticantes, como para os espectadores.

 



publicado por Francisco Galego às 09:04
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

19
20
22
23

25
26
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO