Terça-feira, 29 de Junho de 2010

Os anos 20 do século passado, constituíram a década em que se deu o primeiro grande impulso para o desenvolvimento do futebol a nível nacional. Por todas as regiões surgiram novos clubes. Organizam-se os primeiros campeonatos. As equipas portuguesas estabeleceram os primeiros contactos com equipas além-fronteiras. Ensaiam-se as primeiras tentativas de constituição de selecções nacionais em representação do futebol português. Constitui-se a Federação Portuguesa de Futebol em 1926. Mas, era ainda uma época de total amadorismo.

 

Em Lisboa, os clubes proliferaram e o futebol tornou-se o espectáculo favorito das classes populares. Este desporto começou a ocupar páginas inteiras nos principais jornais e revistas: Diário de Notícias, O Século, A Ilustração, O Sport, Notícias Ilustrado, Eco dos Sports, Diário Ilustrado.

 

Nas terras pequenas  era ainda o tempo das balizas às costas, dos campos mais ou menos improvisados, marcados a cal e regador pouco minutos antes dos jogos começarem, dos jogadores a equiparem-se a céu aberto dentro de uma roda de amigos a servirem de cortina, para resguardar a intimidade dos olhares púdicos das meninas e snhoras. Os que não estavam a jogar, encarregavam-se de guardar as roupas de cobiças alheias enquanto se desenrolavam os encontros. Os campos eram terrenos mais ou menos lisos e nem se sonhava ainda com instalações adequadas como os balneários.



publicado por Francisco Galego às 09:05
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
15
17
19

21
22
24
25

27
28
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO