Sexta-feira, 04 de Junho de 2010

A divulgação inicial...

 

A divulgação do futebol foi rápida não apenas na Inglaterra e no seu Império. Nessa altura, Londres era a capital da economia-mundo influenciando e controlando praticamente todos os mares e todos os continentes. Assim, tal como o tennis, o cricket, o rugby, o hóquey e o ciclismo, o futebol ganhou rapidamente a afeição não apenas da juventude que o praticava, mas de homens e mulheres de todas as condições e idades.

Ao contrário de outros desportos que exigiam  condições e equipamentos apenas acessíveis às elites mais favorecidas em meios de fortuna, o futebol podia-se praticar desde que houvesse dois grupos de jogadores, um terreno mais ou menos plano, um objecto com forma esférica e bastante leve para ser chutado e dois postes a servir de baliza. Talvez por isso, teve divulgação rápida e massiva, afirmando-se em poucas décadas como o desporto preferido de vastas regiões do mundo.

O futebol teve como veículos de difusão os marinheiros ingleses que, ora em busca de matérias primas, ora no transporte dos produtos das suas indústrias altamente desenvolvidas, chegavam a todas as regiões. Era fácil levar em cada barco bolas que permitissem desentorpecer as pernas nos portos de escala onde paravam. Também os diplomatas ao serviço de sua majestade e os funcionários colocados pelas empresas nos países onde tinham interesses, levavam consigo os apetrechos e o saber para a prática do novo desporto. As universidades inglesas, as primeiras a ministrarem os saberes científicos e técnicos actualizados da nova civilização industrial, atraíam os filhos das elites que governavam os países que com a Inglaterra mantinham negócios e trocas culturais. Esses estudantes, ao terminarem os seus estudos, ou quando voltavam em gozo de férias, traziam na sua bagagem bolas e nos seus hábitos o gosto pela prática do futebol.



publicado por Francisco Galego às 09:04
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
15
17
19

21
22
24
25

27
28
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO