Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Recomeçar de novo

 

A Guerra de 1914-1918, recrutando muitos jovens para combaterem em França, provocou o desaparecimento dos grupos que particavam o futebol na vila de Campo Maior. Alguns anos após a guerra as coisas começaram lentamente a voltar à normalidade. Mas, numa época em que os transportes eram escassos, lentos e pouco confortáveis, tornava-se difícil  fazer deslocar grupos numerosos, como as equipas de futebol, de uma povoação para outra, pois que, geralmente, são grandes essas distâncias no Alentejo. Acresce que outro factor fundamental impedia a disputa de jogos oficiais de futebol: a inexistência de campos com medidas regulamentares e com condições minimamente aceitáveis. Esta terá sido a principal razão a impedir o aparecimento, mais cedo, de verdadeiros grupos de futebol  em Campo Maior.

Os grupos que surgiram no início dos anos vinte do século passado, tiveram pouca consistência e existência efémera como o Operário Foot-Ball Club, o Campo Maior Sport Club, o Operário Futebol Club e o Esperança Futebol Club, surgidos entre 1922 e 1925.

Em 1925, para responder à solicitação de um desafio feita por jogadores elvenses, os da vila tiveram de  fazer à pressa uma equipa com os jogadores que se mostraram disponíveis e, dizia a notícia do jornal,  os de Campo Maior revelaram maior dificuldade por falta de treino.

Verdadeiros clubes de futebol, privilegiando a sua prática e praticando-o com certa regularidade, só surgiram em Campo Maior em 1926 com o Vitória Foot-Ball Club que, embora criado quase dois anos antes, não apresentara até então qualquer actividade significativa. Logo  a seguir  surgiu o Sporting Club Campomaiorense fundado por dissidentes do Vitória Foot-Ball Club. Estes dois, com a garnde rivalidade que protagonizaram, foram os que acabaram por institucionalizar o futebol na vila de Campo Maior.



publicado por Francisco Galego às 09:21
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

16
18
19
21
22

24
25
27
28

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO