Terça-feira, 11 de Maio de 2010

 

As associações regionais de futebol (2)

 

 

O futebol terá também começado em Elvas nos anos que antecederam a 1ª Grande Guerra.

O jornal de Elvas O Leste, em Julho de 1915, referia os nomes dos clubes que, em Elvas, se dedicavam à prática do futebol: Sport Club Progresso, União Desportiva Elvense, e Grupo Académico. Segundo o jornal, a prática do futebol já estava antes instalada nos hábitos da juventude pois “ Houve uma época, que o amôr do foot-ball era como que uma doença que atacava a mocidade... a cada passo, ao dobrar da esquina ou no meio de qualquer rua, tinhamos que nos esquivar ... para evitar o ímpeto de uma bola de trapo com que a juventude se divertia.

 

O Jornal de Elvas de 12 Outubro de 1930 titulava:

 

Associação de Foot-Ball de Elvas.


Quando se resolve o magno problema da sua fundação?

Todos conhecem as vantagens de tal medida e será desnecessário apontá-las. Basta lembrar-lhes que delas adviria um campeonato com bases e regularidade e, como consequência, os “matchs” inter-cidades e inter-regiões, seriam como que um complemento ao desideratum em vista.


Só em 7 de Janeiro de 1933 essa aspiração seria concretizada na criação da Liga de Foot-Ball e Desportos Atléticos de Elvas, também ela confinada aos clubes da própria cidade.

Desde logo, em Março, esta organização levou a efeito o Torneio da Liga em 1ª e 2ª categorias. A partir de então foi possível apurar o clube representante da cidade no campeonato distrital a disputar com o vencedor da Associação de Portalegre.

Mas, nas terras pequenas, os clubes tenderam para a unificação. Muitos dos que tinham sido constituídos nas décadas anteriores desapareceram nos anos trinta.

Elvas que chegara a ter meia dúzia de clubes locais, só já tinha dois a concorrerem ao campeonato da sua liga em 1934 e, no ano seguinte, foi preciso constituir um team misto para disputar com o Sporting Club Elvense a representatividade da cidade no campeonato distrital.

 

 

 



publicado por Francisco Galego às 12:10
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

16
18
19
21
22

24
25
27
28

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
Visitas
blogs SAPO